A realidade virtual
A realidade virtual
A realidade virtual tem como objetivo criar a ilusão de presença em um ambiente virtual deferente do real. São usados recursos gráficos 3D ou imagens 360º para criar essa sensação de realidade para o usuário. A realidade virtual pode ser experienciada através de vários dispositivos, embora todos tenham a mesma função, criar a ilusão de estar num espaço não real. Por vezes podemos confundir as realidade virtual com a realidade aumentada, a diferença principal é que na realidade virtual são utilizados óculos específicos para que mergulhemos num mundo criado virtualmente, já na realidade aumentada tudo o que vemos está em um ambiente real pode ser que não seja necessário o uso de óculos, um bom exemplo de realidade aumentada é o Pokémon Go.
Na realidade virtual podemos ter ainda a realidade imersiva e a não imersiva, a imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como certas "cabines" específicas para treino militar, aeroespacial etc.. Na realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, o teclado e o joystick, dispositivos que não conseguem passar todas as sensações necessárias ao utilizador de modo a que ele sinta que está no ambiente criado.
Olá, Afonso!
ResponderEliminarBom começo.
AJSM